A Câmara Municipal de Janaúba realizou mais uma reunião ordinária, conduzida conforme o regimento interno, com abertura oficial pela chamada dos vereadores, leitura bíblica e declaração do presidente reforçando o compromisso dos trabalhos “sob a proteção de Deus e em nome do povo janaubense”.
No expediente, foram feitas a leitura da ata da reunião anterior e das correspondências oficiais.
Na ordem do dia, foram encaminhados para análise das comissões os seguintes projetos:
PL nº 113/2025, de autoria do vereador Américo Soares, que torna obrigatória a divulgação mensal do cardápio da merenda escolar em escolas, creches, CEMEIs e locais de acolhimento de crianças e adolescentes.
PL nº 114/2025, de autoria do vereador Lucas Fernandes, que declara de utilidade pública a Associação Educacional Santa Filomena.
Em discussão e votação em turno único, estiveram propostas relevantes como:
Substitutivo do PL nº 082/2025, que proíbe inaugurações e entregas cerimoniais de obras públicas incompletas;
Substitutivo do PL nº 91/2025, que institui o Agosto Lilás no município, dedicado ao combate à violência contra a mulher;
PL nº 102/2025, que declara de utilidade pública a Loja Maçônica Deus Paz e Liberdade II nº 376;
PL nº 108/2025, que cria no calendário oficial o Dia Florescer da Autoestima da Mulher;
PL nº 109/2025, que dá denominação de rua Waldson Ferreira da Silva em comunidade local.
Além disso, foram votados requerimentos, indicações de necessidade e moções.
Um dos destaques da reunião foi a presença do deputado federal Reginaldo Lopes (PT), líder da bancada do partido na Câmara dos Deputados. Em sua fala, ele ressaltou seu trabalho como coordenador da reforma tributária e destacou a importância do tema para todo o país e especialmente para Janaúba, reconhecida como cidade polo da região.
A Câmara reforça seu papel de promover debates e decisões que impactam diretamente a vida da população, fortalecendo a democracia e a transparência.