Nos dias 17, 18 e 19 de setembro, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais sediou a Plenária Estadual do Parlamento Jovem, com o tema “Juventude e Direitos Culturais”, reunindo representantes de 149 municípios mineiros.
Janaúba foi representada pela estudante Valéria Lopes, da Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo, que participou ativamente das discussões e votações. Durante o encontro, foram debatidas propostas de leis elaboradas pelos municípios participantes e definido o tema para o próximo ano: em 2026, o Parlamento Jovem abordará a Inclusão Social de PcDs e neurodivergentes.
Entre as 12 propostas aprovadas, uma das grandes conquistas foi a do Parlamento Jovem de Janaúba. O texto aprovado estabelece a garantia de alteração para que, no mínimo, 20% das vagas dos Conselhos Municipais e Estadual de Cultura sejam ocupadas por jovens de 16 a 29 anos, com direito a voz e voto. Além disso, dentro dessas vagas será assegurada a representatividade de maiorias, incluindo jovens indígenas, negros, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e neurodivergentes, garantindo sua participação no monitoramento e avaliação das políticas culturais.
Essa conquista evidencia o protagonismo da juventude janaubense e seu compromisso com uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática.