Nesta quarta-feira, 13 de agosto, o Parlamento Jovem de Janaúba marcou presença na Plenária Regional do Parlamento Jovem, realizada em Montes Claros. O encontro reuniu estudantes de diversas cidades do Polo União Norte, com uma programação voltada para debates, votações e integração entre os jovens parlamentares.
Durante a manhã, os participantes foram divididos em Grupos de Trabalho (GTs), onde discutiram e analisaram as propostas de leis elaboradas por cada município participante. À tarde, aconteceu a abertura oficial da Plenária Regional, conduzida pelo vereador Eduardo Preto, representando o presidente da Câmara de Montes Claros, e pela coordenadora do Polo União Norte, Cristiane Alves Nunes.
Na abertura, o presidente da Câmara Municipal de Janaúba, Sargento Almir, fez uso da tribuna para agradecer aos envolvidos no projeto e reforçou a importância da participação dos jovens:
“O que vale não é só apoiar, mas acompanhar também. Precisamos de mais jovens interessados e acompanhando a política, pois isso fortalece a democracia.”
A vereadora Maria Aparecida também esteve presente, acompanhando a delegação de Janaúba e apoiando os trabalhos desenvolvidos pelos jovens.
O evento contou com a participação das cidades de Luizlândia, Mirabela, São Francisco, Francisco Sá, Bocaiuva, Janaúba e Montes Claros. Durante a plenária, foram votadas as propostas de lei discutidas nos grupos de trabalho, além sugestão da escolha do tema para o Parlamento Jovem 2026:
“Juventude e Tecnologia: tecnologia como objeto de desenvolvimento e educação”. (Sugestão do Polo União Norte)
Também houve a definição dos representantes para a etapa estadual. De Janaúba, a escolhida foi a estudante Valéria Lopes da Silva, que terá a missão de representar o município em Belo Horizonte.
A coordenação do Parlamento Jovem em Janaúba é feita por Lucélia Alves, com apoio das monitoras Fabrícia Antunes e Joselita Martins.
Fotos: Junior Martins e Tauana Oliveira (Imprensa Câmara Municipal de Janaúba)