14 NOV 2023
CAUSA ANIMAL É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM JANAÚBA
     No último dia 09 de novembro, aconteceu, na Câmara Municipal de Janaúba, a Audiência Pública com o tema Causa Animal – Proteção, Defesa e Direitos dos Animais com Foco na Saúde Única. A realização contou com participação de pesquisadores importantes do meio acadêmico, como também da população apoiadora da causa, com a presença de autoridades dos Poderes Judiciário e Executivo de Janaúba, além de representantes do Legislativo Federal, citando a assessoria do Deputado Federal Diego Andrade.
     A Audiência Pública sobre a causa animal foi organizada pelo Gabinete do Vereador Ramon Alexandre Araújo e pelo Campus Janaúba da Universidade Estadual de Montes Claros – a UNIMONTES, citando o nome da Dra. Auriclécia Lopes de Oliveira Aiura, docente da Universidade. Participaram, ainda, a Dra. Tatiana Antunes Guimarães Vieira, presidente da ARCA – Associação de Regate e Cuidados dos Animais de Janaúba; a Sra. Cláudia Abreu, coordenadora da vigilância ambiental e endemias de Janaúba; Dra. Amanda Baptista, médica veterinária do Município de Janaúba; e o Dr. Vítor Bernardes, promotor de Justiça da Comarca de Janaúba.
     No evento, foi possível ter acesso a informações importantes para a ampliação do conhecimento acerca de várias vertentes da causa animal. Foram proferidas palestras, que tiveram como pontos fortes:

• Pelo Dr. Vítor Bernardes, foram apresentadas as normas legais responsáveis por fazer chegar os direitos dos animais a todos os segmentos da sociedade em território nacional, bem como sobre os caminhos legais e sociais por que podem ser questionados.
  • Pela Dra. Auriclécia Aiura, aprendeu-se sobre as vertentes importantes da proteção aos animais, principalmente do prisma da saúde pública, como as observações do controle da população, da vacinação e dos estudos que são realizados, citando estudos e estatísticas nacionais e internacionais, assim como o trabalho da UNIMONTES no controle de doenças e natalício.
  • A Dra. Tatiana Antunes Guimarães Vieira explanou sobre o trabalho da ARCA no atendimento de chamados da população em socorro a animais abandonados e com problemas de saúde, cintando o trabalho de castração de animais e ressaltou a importância da participação da população no trabalho em conjunto e parceria com a ARCA.
  • Pela Sra. Cláudia Abreu e a Dra. Amanda Baptista, foi citado o trabalho do Poder Executivo de Janaúba no cuidados aos animais, principalmente cães e gatos, citando a realização de exames, de vacinação, castração, bem como a parceria do Executivo com instituições como a ARCA e com a UNIMONTES.

Esteve presente na Audiência Pública um público aproximado de 60 pessoas, que participou ativamente no momento do franqueamento da palavra, elaborando perguntas e demais colocações aos convidados.
     É importante citar a realização de momentos como o da Audiência Pública sobre a causa animal, já que se trata da PARCERIA do Poder Público, citando o Gabinete do Ver. Ramon Alexandre, com instituições respeitadas e conhecidas publicamente pela grandeza de suas pesquisas e publicações, como é a UNIMONTES – Universidade Estadual de Montes Claros.

A causa animal recebeu, com a realização da Audiência Pública, endossamento, podendo ser exemplificado a partir da presença das autoridades relevantes dos três poderes republicanos, em todos os três níveis de governo (municipal, estadual e federal); ou, ainda, pela manifestação, do Vereador Ramon Alexandre, que serão encaminhados à Prefeitura de Janaúba, ante projetos de leis que disporão sobre a criação do Conselho e do Fundo Municipais de Proteção e Defesa dos Animais de Janaúba.

Percebe-se claramente a riqueza dos frutos colhidos com os debates que fomaram a Audiência Pública.

O vídeo da Audiência Pública sobre a causa animal pode ser acessado na íntegra através do Youtube e no Facebook, nas páginas da Câmara de Janaúba, e da Web TV Janaúba e Serra Geral.

Autor: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Janaúba
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024