23 SET 2013
VEREADORES EM JANAÚBA ACABAM COM AS VOTAÇÕES SECRETAS

Foto Oliveira Júnior

Aprovação do fim de votação secreta foi na reunião do dia 2 de setembro de 2013.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A Câmara Municipal de Janaúba antecipa os parlamentos estaduais e nacional e decidiu pôr fim à votação secreta por ocasião da tramitação de projetos de lei e outras proposições. Os vereadores entendem que o voto aberto é uma maneira de se adequar aos anseios da população pelo posicionamento mais transparente por parte dos legisladores.

A proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal acabando com o voto secreto foi apresentada pelos vereadores Armando Peninha Batista, Adauri Cordeiro, Sérgio Coelho, Felipe Franklin Carvalho e Carlos Isaildon Mendes, representando assim um terço da bancada, que é o mínimo para inserir emenda à Lei Orgânica. A proposta de emenda foi aprovada por unanimidade.

A sugestão pelo fim da votação secreta somente não foi unânime com relação às normas para concessão de títulos de cidadania honorária. O vereador Armando Peninha apresentou a abolição do voto secreto na votação de concessão da maior honraria do município. A aprovação foi apertada. Em primeiro turno o fim do voto secreto para o título de cidadania foi aprovado por 8 a 6 e no segundo turno por 7 a 6. O vereador José Tarcísio Mendes concordou com o fim da votação secreta, porém foi contra somente na questão da concessão do título de cidadania honorária entendendo que a votação aberta para essa homenagem poderá constranger o provável homenageado, principalmente quando se tratar da rejeição. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba)

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024