02 SET 2013
SOLICITADO PELOS MORADORES, CÂMARA REALIZA PLEBISCITO PARA TROCAR NOME DE RUA

Rua Januário Campos que passará a ser rua Paulinho Pintor.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A Câmara de Vereadores de Janaúba realizou no sábado, dia 26 de agosto, um plebiscito junto aos moradores de uma via pública no bairro Padre Eustáquio com o intuito de modificar a denominação da referida rua a pedido dos próprios moradores. Por unanimidade, as pessoas que residem na atual rua Januário Campos Bispo concordaram em denominar o local de rua Paulinho Pintor.

O ato será referendado através de projeto de lei que o vereador Carlos Isaildon Mendes na reunião ordinária desta segunda-feira, dia 2 de setembro, às 18h, na Câmara Municipal. Pelo texto, a via passará a ser denominada de rua Paulinho Pintor, cujo nome de batismo era Paulo Campos, que faleceu em 10 de setembro de 2012.

Paulo Campos era filho de Januário Campos Bispo e a mudança do nome da via pública é em atendimento ao desejo da própria família, que reside no local, e dos moradores. A homenagem póstuma a Januário Campos passará a ser em outra via pública. A futura rua Paulinho Pintor inicia na rua Bom Jesus e termina na praça Justino Pereira de Brito, a conhecida praça do Triângulo. Essa via antes tinha o nome não oficial de “Ferroviária”. Em 2002 ela passou a ser denominada de rua Januário Campos Bispo através de projeto de lei de autoria do então vereador Valério Dias.

O plebiscito ocorreu devido ao fato da rua ter denominação há mais de 10 anos, segundo determina legislação vigente. O plebiscito foi na própria rua, em frente à casa onde Paulinho morou e lá permanece a sua família. A votação e a apuração do plebiscito foram coordenadas por uma comissão especial formada pelos vereadores Adauri Cordeiro, Felipe Franklin Carvalho e Juscimar Reis (Farinheiro).

Paulo Campos, o Paulinho Pintor, foi o primeiro morador dessa rua e mesmo com a denominação do pai, a via pública tinha no nome de Paulinho Pintor como a principal referência de identificação. Profissional na arte de pintura, Paulo Campos contribuiu na propagação da cultura de Janaúba por intermédio do teatro. Ele também foi um dos primeiros pintores letristas de Janaúba tendo confeccionadas inúmeras faixas alusivas a eventos públicos e privados, além de expor o seu talento na pintura de fachadas de imóveis na cidade.

Por ocasião do cinqüentenário de Janaúba, Paulinho Pintor foi homenageado com o título de cidadão Gorutubano ato este de reconhecimento por parte da Associação Cultural de Janaúba. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba)