15 MAI 2013
REITOR DA UNIMONTES PEDE AUTORIZAÇÃO AO GOVERNO PARA IMPLANTAR CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA EM JANAÚBA

Deputado Luiz Henrique, secretário estadual Nácio Rodrigues, reitor João Canela, prefeito Yuji Yamada e o vereador Pauleca: assinatura do pedido pelo curso de Medicina Veterinária para Janaúba.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – 15 de maio de 2013. Essa é mais uma data marcante para o Ensino de Janaúba. Isso porque, nesta quarta-feira, dia 15, surge o embrião de mais um curso universitário nesta cidade. O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), João dos Reis Canela, oficializou hoje o pedido ao governo do Estado pela implantação do curso de Medicina Veterinária.

Durante reunião com o prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, com o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Roberto (Pauleca) de Oliveira, do deputado estadual Luiz Henrique Maia e do secretário de Estado de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, Nácio Rodrigues, e de outras autoridades, o reitor João Canela entregou ao secretário estadual um documento reividincando o novo curso da Unimontes e que o mesmo seja instalado no campus de Janaúba, onde está o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET).

O secretário de Estado de Ciências e Tecnologias, Nácio Rodrigues, ressaltou a importância do pedido e que fará gestão para que isso ocorra, pois fará jus ao concento sócio-econômico do Norte de Minas onde há a predominância da agropecuária. O reitor da Unimontes informou que além do curso de Medicina Veterinária, o campus de Janaúba também poderá ser contemplado com o curso de Engenharia Ambiental.

O campus da Unimontes em Janaúba foi criado em 1º de setembro de 1994 tendo o primeiro curso, o de Agronomia, iniciado em 1996. Atualmente, a Unimontes oferece em Janaúba a graduação presencial nos cursos de Agronomia, Zootecnia e Pedagogia, e pós-graduação em outras especializações. “Realizamos estudos para, no futuro, trazer mais cursos superiores presenciais para o campus de Janaúba”, declarou o reitor na solenidade de assinatura de termo de início da obra de construção da Escola Técnica Federal Brasil Profissionalizado a ser implantado no recém criado bairro Morado do Sol, onde está o campus da Unimontes e perto da barragem Bico da Pedra, em Janaúba.