19 ABR 2013
PRESIDENTE DA CODEVASF RECEBE VEREADORES DE JANAÚBA E GARANTE RECURSOS IMEDIATOS PARA O BICO DA PEDRA

Foto Unale

Vereadores de Janaúba, deputados e assessores em reunião na presidência da Codevasf, em Brasília.

BRASÍLIA-DF – O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, recebeu em seu gabinete uma comitiva de Janaúba composta pelo presidente da Câmara Municipal de Janaúba, vereador Paulo Roberto de Oliveira, o Pauleca, e pelos vereadores Adauri Cordeiro, Armando Peninha Batista e Carlos Isaildon Mendes, que formam a comissão especial para avaliar os efeitos da seca em Janaúba e região. Nessa audiência, as lideranças janaubenses solicitaram urgência do órgão federal quanto à implantação do sistema de bombeamento de água da barragem Bico da Pedra.

Os vereadores entregaram ao presidente da Codevasf um relatório sobre a situação pela qual os produtores dos projetos de irrigação dos municípios de Janaúba e de Nova Porteirinha passam diante da redução drástica do volume de água da represa, principalmente o desperdício de quase 40% da água pelos canais que se encontram deteriorados, e a possibilidade da suspensão da irrigação a partir de maio, caso não seja implantado imediatamente o sistema para bombear água da barragem.

No relatório, os vereadores mencionam o drama vivenciado pelos irrigantes que há um ano foram submetidos a racionamento de 30% da utilização da água e, em fevereiro deste ano, o fornecimento de água é diminuído em 46%. Em alguns casos, os produtores ficam dois dias sem receber a água o que compromete a produção de alimentos. Em reunião na Câmara, no dia 1º deste mês, o irrigante Anastácio Menezes relatou que as conseqüências já são visíveis inclusive com a demissão de trabalhadores.

Na audiência com o presidente da Codevasf, os vereadores de Janaúba foram acompanhados pelo deputado estadual Luiz Henrique e também tiveram o apoio do secretário estadual do Trabalho e Emprego, deputado federal José Silva. Os dois deputados reforçaram o pedido dos vereadores visando a captação de água para o abastecimento humano e para a irrigação dos projetos de irrigação do Gorutuba (margem direita) e Lagoa Grande (margem esquerda).

“A represa Bico da Pedra abastece os dois grandes projetos de irrigação da região, e com a diminuição dos níveis da barragem, o fornecimento de água para os projetos está comprometido, o que pode gerar mais prejuízos aos produtores e à população em geral” explica o deputado Luiz Henrique.

O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, garantiu a liberação de recursos da ordem de R$3,8 milhões para a aquisição de bombas para a Barragem Bico da Pedra. A expectativa é de que os equipamentos sejam instalados ainda neste semestre. Elmo Vaz anunciou que já está em processo de licitação, investimentos de R$57 milhões para a colocação de “tubos” na barragem, o que, segundo estudos feitos, vai reduzir o desperdício da água, por meio do evaporamento, em cerca de 50%. (Fonte: Ascom Deputado Luiz Henrique e Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba)