08 FEV 2013
PADRE JOSÉ COMPLETA 50 ANOS DE RESIDÊNCIA EM JANAÚBA

Padre José Antista: 50 dos 66 anos de sacerdócio dedicados à comunidade de Janaúba.

JANAÚBA – Neste sábado, dia 9 de fevereiro, o padre José Antista completa 50 anos de residência na cidade de Janaúba. Aos 91 anos completados no dia 18 de janeiro, o italiano Giuseppe Presinzano, conhecido como José Antista, ainda se dedica na evangelização da comunidade. Em Janaúba há particularidades com relação à cidade antes e depois da vinda do Padre José.

Responsável pelas inúmeras celebrações de casamento e batizado neste município, o italiano mantém o carisma com a população e por muito tempo de sacerdócio sempre lembrava os nomes e a fisionomia daqueles que receberam a sua benção.

Em 9 de fevereiro de 1963 desembarcava na cidade gorutubana o pároco que tinha apenas seis anos de atuação religiosa no Brasil. Veio com a missão de ampliar a evangelização junto aos moradores do município que havia completado 14 anos de emancipação político-administrativa. Janaúba foi a quarta paróquia que Padre José atuou. Antes, ele foi líder religioso nas cidades mineiras de Patos de Minas, Frutal e Mirabela.

Para o presidente da Câmara de Janaúba, o vereador Paulo Roberto de Oliveira, o Pauleca, o Padre José Antista é um ícone não apenas religioso, mas em vários aspectos na história de Janaúba, cidade da qual é cidadão honorário. “Ao assumir em Janaúba a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, onde permaneceu por mais de 40 anos, Padre José se tornou a referência para as famílias no aspecto de cultura, disciplina, educação. religiosidade e de representatividade junto aos órgãos governamentais tornando assim um colaborador no desenvolvimento político e social deste município”, citou o presidente Pauleca ao ressaltar que o Padre José também foi educador na cidade janaubense.

No próximo dia 22 de março completará 66 anos que José Antista foi ordenado padre. Atualmente, Padre José Antista celebra missa na igreja São José Operário, na praça Justino Pereira (praça do Triângulo), em Janaúba.