16 MAR 2023
ENTREGA DO TÍTULO DE CIDADANIA HONORÁRIA
     O Título de Cidadão Honorário foi instituído como forma da população, através da Câmara Municipal de Janaúba, retribuir àquelas pessoas que contribuem para a conquista de benefícios para o município e o bem estar da comunidade.
Desde o ano 1963, ou seja, há 60 anos, acontecem concessões de títulos de cidadania honorária em Janaúba. Cidadãos honorários são aqueles que adotaram a nossa cidade, o nosso município, de coração.
     A cada Legislatura, os Vereadores, legítimos representantes do povo, outorgam a honraria com muita dedicação, representando, assim, a acolhida do povo de Janaúba.
    Nós, gorutubanos, filhos desta terra, sentimos, com muito orgulho, o abarcamento dos novos conterrâneos, já que, sem sua presença, seu apoio e sua colaboração, dificilmente conseguiríamos tamanho engrandecimento de nossa comunidade, em favor da nossa gente.
Conceder um título de cidadania é corrigir, ou melhor, adaptar, com aprovação dos legítimos representantes de um povo, a história natural de alguém que generosamente assumiu para si os deveres de cidadão, mas não desfruta do título de fato.
    Assim, quando nos reunimos para a entrega do certificado do Título de Cidadão Honorário de Janaúba ao Dr. Jarbas Soares Júnior, é porque este homem, que é naturalmente de Montes Claros, cumpre seus deveres como cidadão.
     É Procurador Geral de Justiça desde dezembro de 2022, quando foi empossado. Mas sua trajetória no Ministério Público de Minas Gerais iniciou em 1990, como Promotor de Justiça, e já trabalhou nas Comarcas de Januária, Manga, Ouro Preto, Mariana e Itabirito.
Como Procurador de Justiça, possui currículo admirável, vasto, sólido e digno de homenagens intermináveis. Por Janaúba, fez o que milhares de gorutubanos esperavam há mais de 15 anos.
Intermediou o destravamento da obra de uma importante avenida janaubense, paralisada desde 2006, para que possa ser conferida melhoria de vida ao povo de Janaúba, tanto no tráfego como no sistema de drenagem local.
     De autoria do Vereador Gerson do Espírito Santo de Souza, através da Resolução n° 114, de 20/12/2022, foi concedido Título de Cidadão Honorário ao Dr. Jarbas Soares Júnior, pelos serviços prestados à comunidade janaubense. A partir dessa data, Dr. Jarbas se tornou cidadão honorário de Janaúba.
Abaixo alguns registros da Solenidade realizada na noite dessa quarta feira 15 de março
Autor: Assessoria de Imprensa - Câmara Municipal de Janaúba