23 SET 2022
JANAÚBA É SUCESSO NO PARLAMENTO JOVEM MINAS!
Parlamento Jovem de Minas reúne estudantes de 121 Municípios em Belo Horizonte
       Por iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, esse projeto vem sendo realizado desde 2004, através de parceria com a PUC-Minas e com as Câmaras Municipais do Estado.
       O Parlamento Jovem é formado por jovens estudantes do ensino médio, e tem por objetivo debater noções de cidadania e política, uma oportunidade para que os estudantes possam conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.
      O tema da edição deste ano é “Saúde Mental do Jovem”.
Em nosso Município, o PJ foi lançado no dia 05 de maio e participaram desta edição as seguintes escolas; E.E De Canafístula, E.E Rômulo Sales de Azevedo, Colégio Cec Diocesano e Colégio Prêmio.
       Durante os últimos meses, foram realizados no Plenário da Câmara Municipal vários encontros onde estudantes representantes dessas instituições, acompanhados por servidores da Casa Legislativa, que atuaram como monitores, e pelo coordenador do projeto, o sr. Odney Nascimento, participaram de oficinas e palestras referentes ao tema central, receberam a visita de profissionais da área para sanarem as dúvidas, e realizaram a elaboração, discussão e votação de propostas que foram posteriormente apresentadas e votadas em Plenária Regional, realizada na cidade de Francisco Sá, e sequentemente encaminhadas mediante aprovação coletiva, para a Plenária Estadual que está sendo realizada até o momento desta edição, na Assembleia Legislativa de Minas em Belo Horizonte.
       Durante as Plenárias Municipais que foram realizadas na Câmara de Janaúba, as estudantes Ana Júlia Barbosa Silva e Maria Cecília Moura Cardoso ambas alunas da E. E. Rômulo Sales de Azevedo foram eleitas para representarem Janaúba nas plenárias regional e estadual. Elas estiveram na plenária regional e estão participando em Belo Horizonte representando nosso Munícipio. Junto às estudantes estão também o presidente da Câmara, o Vereador Ramon Alexandre, que participa da Plenária nessa manhã, compondo a Mesa de Honra, e discursou sobre o tema.O diretor do PJ no Município, Odney e a servidora Paula.
       O evento na Assembleia Legislativa teve início dia 21 e termina hoje dia 23 de setembro. Os estudantes debateram sobre a escolha do tema para edição de 2023 e elegeram o tema: “Jovem no Mercado de Trabalho”, e hoje debatem e votam propostas de políticas públicas priorizadas sobre os subtemas Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental, Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental e Uso saudável das novas tecnologias.

Autor: Assessoria de Imprensa Câmara Municipal