COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE VOLTARÁ A DISCUTIR SOBRE A MINERAÇÃO

por jan — publicado 17/02/2016 16h54, última modificação 30/08/2018 17h12
Adauri chama atenção para as podas de árvores e recolhimento de galhos

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – O vereador Adauri Soares Cordeiro, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Janaúba, anunciou neste mês de fevereiro, em reunião ordinária no legislativo, a pretensão de retornar à mineração no município de Riacho dos Machados para nova vistoria com relação às medidas de prevenção à acidente ambiental na extração de ouro.

Ele lembrou que em dezembro de 2015, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara juntamente com demais vereadores visitaram a Mineração Riacho dos Machados, no município de mesmo nome, para averiguar o risco de possível rompimento da represa de rejeito o que, ocorrendo, poderia afetar o rio Gorutuba e a barragem do Bico da Pedra, responsável pelo abastecimento de água da cidade de Janaúba.

Adauri Cordeiro entende que a questão ambiental não deixa de ser uma preocupação, principalmente devido ao volume de chuva na região no mês de janeiro.  Ele informou que a Comissão de Meio Ambiente retornará com o debate sobre a preservação dos manancias da bacia do rio Gorutuba e solicitará o apoio e a participação do Ministério Público, por intermédio da Curadoria Regional do Meio Ambiente, nessa ação preventiva a acidente ambiental.

PODA DE ÁRVORES

Ainda em seu pronunciamento, Adauri Cordeiro comentou sobre o procedimento correto de poda de árvores e recolhimentos dos galhos, pois atualmente a situação é complicada com os galhos ficando, dias, amontoados nas calçadas e ruas. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba)