CÂMARA LANÇA PROJETO EM QUE ESTUDANTES SUBSTITUIRÃO OS VEREADORES

por jan — publicado 08/09/2015 16h05, última modificação 30/08/2018 17h12
SÃO 15 ALUNOS DE 15 ESCOLAS REPRESENTANDO CADA UM DOS VEREADORES DE JANAÚBA

Foto Oliveira Júnior: Alunos participantes do projeto Vereador Estudante da Câmara de Janaúba.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – 15 estudantes de escolas particulares e públicas, tanto da cidade quanto da zona rural deste município, irão substituir os 15 vereadores de Janaúba. Isso é o que determina o projeto Vereador Estudante iniciado neste mês pela Câmara Municipal de Janaúba. O presidente do legislativo local, vereador Sérgio Coelho, explica que esse projeto foi criado em 20 de agosto de 2002, através do então vereador Antônio Marcelo Miranda e colocado em evidência no dia 19 de agosto, quer dizer, 13 anos depois. E desde abril deste ano a Câmara de Janaúba realiza o Parlamento Jovem, com alunos de várias escolas, que desenvolvam propostas na área de segurança pública e direitos humanos e as mesmas serão apresentadas aos deputados estaduais.

O projeto vereador estudante conta nesta primeira fase com a participação de 15 escolas, conforme entendimento firmado entre a Câmara Municipal e a direção das escolas, no semestre passado. Acompanhados pela assessoria da Câmara, os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental (antiga 7ª e 8ª séries) conhecerão a estrutura do legislativo janaubense, a composição da Câmara, da mesa diretora, das comissões permanentes e a tramitação de projetos de lei, requerimentos e indicações de necessidade.

Nesta semana, os 15 estudantes tiveram mais instruções sobre os trabalhos legislativos, inclusive eles irão votar entre si para a escolha da mesa diretora e das comissões, haverá ainda a sessão de diplomação e posse. Os alunos estão distribuídos em sete partidos denominados com temas do cotidiano do município: partido do meio ambiente, do urbanismo, do emprego, da segurança pública, da saúde e assistência social, do lazer e turismo e da educação, esporte e cultura.

Cada vereador estudante terá que desenvolver ações do tema que representa o seu partido, elaborando propostas com apoio na escola onde estuda e nas comunidades, inclusive onde mora. Ao final do projeto, as propostas serão apresentadas aos vereadores da Câmara e ao prefeito – os estudantes irão à prefeitura no dia 24 de novembro – com o intuito de que as mesmas, dentro das possibilidades do executivo municipal, sejam atendidas.

QUEM SÃO OS VEREADORES ESTUDANTES

Inédito em Janaúba, o projeto vereador estudante terá a duração de quatro meses, devendo ser encerrado, essa primeira fase, no dia 24 de novembro, sendo duas reuniões mensais, na parte da tarde, no plenário da Câmara. Cada escola escolheu, por indicação ou votação, dois alunos, sendo um titular e o outro suplente. O suplente só atuará em caso de desistência do titular, mas podendo acompanhar as reuniões.

Os 15 vereadores estudantes são Iago Rangel Brito Nunes (Escola Estadual Barão de Gorutuba), Fabiene Soares de Jesus (Escola Municipal Barão de Macaúba, Jacarezinho), Laiana de Oliveira Santos (Escola Estadual Rômulo Sales de Azevedo), Adelison Alves Júnior (Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo), Santiago Emiliano da Silva (Escola Municipal Tiradentes, Mandassaia), Jarbas Henrique Silva Rocha (Colégio Sejan), Laís Caires Gonzaga (CEC Diocesano), Dener Darley de Jesus Silva (Escola Municipal Américo Soares), Elid Victória Gomes Noronha (Escola Estadual José Esteves Rodrigues, Quem Quem), Camille Daniele Francisca Alves (Escola Municipal Presidente Castelo Branco, Lagoa Grande), Isadora Tayná de Oliveira Souza (Escola Estadual José de Gorutuba), Larissa Raielli Aguiar Silveira (Colégio Prêmio), Maria Eduarda Martins Andrade (Escola Estadual de Canafístula), Carla Ferreira do Nascimento (Escola Municipal Madre Cândida Maria de Jesus, bairro São Lucas) e Lara Emanuelle Silva (Escola Estadual Julião Mendes, Vila Nova dos Poções).

A segunda fase do projeto vereador estudante será no início do próximo ano com estudantes de outras escolas. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba)