CÂMARA DE VEREADORES REALIZA HOMENAGEM À ADELINO, EM SESSÃO FÚNEBRE

SOB APLAUSOS E CHORO, JANAÚBA SE DESPEDE DO EX-PREFEITO ADELINO DIAS

Foto Paulo & Galego

Adelino Pereira Dias.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Sepultado no final da manhã de terça-feira, dia 8 de dezembro, o corpo do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Janaúba, Adelino Pereira Dias, 80 anos, que havia falecido no dia anterior. Sob aplausos, reconhecimentos e choro, o cortejo fúnebre partiu da Câmara Municipal às 10h30 em direção ao cemitério da Saudade, nesta cidade, onde foi sepultado o corpo do primeiro deputado estadual de Janaúba.

A perda de Adelino, para Janaúba e região é muito grande, porque hoje os políticos já não estão tão compromissados. Dessa maneira expressou o ex-prefeito Wildemar Maximino da Cruz, o Vivi. Ao longo da história política de Janaúba, Vivi foi adversário de Adelino. “Adelino foi um político sério, político honrado”, disse Vivi que foi prefeito três vezes, sendo que dois mandatos foram intercalados com a gestão de Adelino Pereira, eleito em 1972 e que então quebrou a hegemonia política do grupo de Cruz e da família Azevedo.

Outro ex-prefeito e adversário político de Adelino foi Ivonei Abade Brito, prefeito por dois mandatos. “Homem de princípio que foi eleito prefeito e mostrou um bom trabalho para Janaúba”, declarou Ivonei referindo à Adelino. Na última eleição, Ivonei teve como candidato a vice-prefeito o ex-vereador e ex-vice-prefeito Valério Dias, filho caçula de Adelino. Adelino era casado com Dalva de Oliveira com quem teve os filhos Adelino Filho, Pedrina Lígia, Américo Henrique e Valério.

Na concepção do presidente da Câmara Municipal, vereador Sérgio Coelho, Janaúba cresceu no mundo político por intermédio de Adelino. “Perdemos esse grande líder, mas acredito que nós ganhamos muito com as virtudes, o caráter, os ideais e a simplicidade de Adelino Pereira Dias”, frisou Sérgio Coelho cuja família foi opositora politicamente à Dias. “O trabalho que pai procurou desenvolver aqui em Janaúba foi, com certeza, trazer o melhor para esta cidade”, declarou o ex-vice-prefeito Valério Dias durante a sessão fúnebre realizada pela Câmara de Vereadores.

Para os ex-vereadores Janner Ruas de Abreu, Nélio de Paula Silva e Jaime Lacerda de Oliveira, Janaúba perde muito com a partida do ex-deputado Adelino Pereira Dias, que tem uma folha de serviço inestimável prestada à região de Janaúba, como a eletrificação que tem sido um marco na história da cidade. “Perdemos um dos homens ilustres da política de Janaúba”, afirmou Jaime Lacerda.

“Para mim ele (Adelino) foi um grande homem, como pessoa amiga de todo mundo; como prefeito desempenhou muitos serviços que deram grandes resultados para a nossa cidade; como deputado, também”, citou o comerciante janaubense José Pereira. O empresário nortemineiro Dezinho Dias, criador do Frigodias, esteve no velório do amigo e enalteceu a personalidade do ex-prefeito e ex-deputado. “O Adelino trouxe relevantes benefícios, inclusive o frigorífico (Frigodias), que era para ser em Francisco Sá, ele foi um dos que pediram que a unidade industrial fosse implantada em Janaúba e colaborou totalmente na vinda do frigorífico, inclusive facilitou a aquisição do terreno onde foi construída unidade frigorífica. Ele realmente foi um grande prefeito, uma grande pessoa, um grande criador”, disse Dezinho.

O vereador janaubense Carlos Isaildon Mendes disse que durante todo o tempo de prefeito e de ex-prefeito, Adelino foi uma pessoa extremamente serena, conciliadora, um homem do bem a começar pelo exemplo de vida: um político sério, um político que ninguém vê hoje no país em que a gente vê a população desiludida com os políticos. “Eu nunca ouvi dizer que pairasse sobre Adelino qualquer suspeita de improbidade. Foi um excelente pai de família, um excelente político. Fica o exemplo maravilhoso de um homem correto”, completou Isaildon Mendes.

O ex-prefeito de Francisco Sá, Antônio Dias, também ex-deputado estadual e federal, acompanhou o velório do colega político oportunidade em que teceu comentário sobre a vida política do líder janaubense. “Vamos enterrar apenas o corpo de Adelino, porque as suas virtudes, a sua sensibilidade, a sua amabilidade, os seus sonhos não enterraremos jamais. Perdemos um grande parlamentar, um construtor do progresso de Janaúba”, citou Antônio Dias. Adelino Pereira Dias foi deputado estadual no período de fevereiro de 1987 a fevereiro de 1991 e prefeito de Janaúba no período de 1973 a 1976. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba)