CÂMARA DE VEREADORES DE JANAÚBA PROPÕE QUE OS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS PRESTEM CONTAS ANTES DE DEIXAREM OS CARGOS

por jan — publicado 15/09/2014 12h26, última modificação 30/08/2018 17h12
Vereadores também querem ouvir o presidente interino do Previjan

Foto Oliveira Júnior

Câmara Municipal de Janaúba.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Num intervalo de 10 dias, dois secretários municipais se propuseram a deixar as funções perante a prefeitura. Isso sem considerar outras exonerações do primeiro escalão ocorridas nos 20 primeiros meses da atual gestão pública municipal. Diante dessa constante mudança e da rotatividade do secretariado, o vereador Adauri Soares Cordeiro, com aquiescência do plenário da Câmara de Vereadores de Janaúba, propõe que os secretários compareçam ao legislativo e prestem contas das atividades desenvolvidas antes de deixarem os seus respectivos cargos.

Na concepção dos vereadores a ida à Câmara dos secretários que se encontram em fase de exoneração é uma forma clara e democrática para que tanto os parlamentares quanto a população tomem conhecimento do que foi feito e aquilo que foi planejado e não executado. Os secretários municipais Lara Jamille Silveira Silva (Saúde) e Renaldo Arley Carvalho Dias (Obras e Serviços Urbanos) colocaram os cargos à disposição do prefeito na última semana de agosto e na primeira semana de setembro, respectivamente.

TRANSPORTE E HOSPITAL

A secretária de Saúde, Lara Jamille Silveira, deverá comparecer à Câmara nesta segunda-feira, dia 15, à convite do vereador João Pereira da Silva, o João da Ambulância, para prestar esclarecimentos acerca do transporte na área de Saúde. Esse assunto também será debatido com o diretor de transporte da Saúde, Reinaldo Silva. O vereador Carlos Isaildon Mendes solicitou que a funcionária pública Yolanda Barbosa, da área de Planejamento da prefeitura, também acompanhe a secretária de Saúde à Câmara para explanarem a disponibilidade de recurso financeiro para o Hospital Regional de Janaúba.

OUVIR A DIRETORIA DO PREVIJAN

O vereador Armando Peninha Batista propôs na reunião dessa segunda-feira, dia 8 de setembro, que a diretoria do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Janaúba (Previjan) compareça à Câmara Municipal conforme a legislação do próprio instituto. No primeiro semestre deste ano o presidente do Previjan, Dácio Nunes, pediu exoneração da função e também do cargo que exercia na prefeitura devido ao fato dele ter sido aprovado em concurso público federal. Como não há a função de vice-presidente, o instituto passou a ser comandado por outro servidor nomeado pelo prefeito, a quem caber a atribuição em nomear o presidente do Previjan. O presidente interino não foi apresentado e nem sabatinado pelos vereadores. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba)