CÂMARA DE VEREADORES DE JANAÚBA PROMOVE DEBATE E PREFEITOS PODEM OPTAR PELA UNIFICAÇÃO DOS CONSÓRCIOS DA SERRA GERAL

por jan — publicado 22/06/2014 20h27, última modificação 30/08/2018 17h12
Região de Janaúba tem dois consórcios de prefeituras

Foto Oliveira Júnior

Vereadores de Janaúba debatem com prefeitos sobre a provável unificação de consórcios de prefeituras da região da Serra Geral de Minas.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Janaúba na segunda-feira, dia 26 de maio, os vereadores deste município debateram a funcionalidade dos consórcios integrados de prefeituras da região da Serra Geral de Minas. Há dois consórcios, um que é específico para a questão de resíduos sólidos e outro é referente à representatividade dos 16 municípios que compõem a região.

Através de sugestão do vereador Carlos Isaildon Mendes com o intuito de haver uma harmonia entre os executivos da região, o presidente da Câmara de Janaúba, vereador Sérgio Coelho, convidou os prefeitos de Porteirinha, Silvanei Batista dos Santos, e de Catuti, Hélio Pinheiro Filho, que são presidentes, respectivamente, do consórcio integrado das prefeituras e do consórcio de resíduos, a prestarem esclarecimento com relação ao funcionamento das duas entidades e quanto a eficácia da atuação delas, assim como da possibilidade de unificar essas duas entidades.

DÍVIDAS NO CONSÓRCIO

Ao assumir o consórcio das prefeituras da região da Serra Geral de Minas no princípio de 2013, Silvanei Batista deparou com uma dívida em torno de R$ 400 mil. Segundo ele, a entidade possuía uma dívida de R$ 190 mil em questão trabalhista e outras dívidas de quase R$ 218 mil, dos quais R$ 89 mil referentes à assistência mecânica dos micro ônibus utilizados no transporte de pacientes. Essa situação, de acordo com Batista, está sendo sanada.

Silvanei informou que no ano passado o consórcio UniãoGeral proporcionou, através da frota de micro ônibus, o transporte de em torno de 100 mil pacientes dos 14 municípios para a realização de tratamento médico fora do domicílio.

PRESTAÇÃO DE CONTA DE JOSÉ BENEDITO

A Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas da Câmara Municipal de Janaúba deverá comunicar nesta semana à mesa diretora do legislativo local sobre o parecer da prestação de contas do exercício financeiro de 2012 da gestão do prefeito José Benedito Nunes Neto. Há possibilidade da votação dessa prestação ocorrer na reunião do dia 9 de junho, às 18h.

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) concedeu parecer prévio recomendando a aprovação dessas contas do ex-prefeito. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba)