CÂMARA DE VEREADORES APOIA O PROJETO JUVENTUDE VIVA LANÇADO PELA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE JANAÚBA

por jan — publicado 05/09/2014 17h19, última modificação 30/08/2018 17h12
Ministério Público e a sociedade de Janaúba desenvolvem o Projeto Juventude Viva
Foto Oliveira Júnior: Representantes do Judiciário e do Ministério Público alertam os segmentos sociais para cobrarem do governo a construção e funcionamento imediatos do centro de internação socioeducativo.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Em reunião realizada no Fórum de Janaúba, no dia 20 de agosto, foi apresentado o projeto Juventude Viva numa iniciativa da Promotoria de Justiça da Comarca de Janaúba a ser desenvolvida em parceria com a comunidade, instituições, empresas e prestadores de serviços para a intervenção na realidade sociocultural e política da juventude.

Coordenado pela Promotora de Justiça Vanessa do Carmo Diniz, o projeto Juventude Viva consiste inicialmente de um diagnóstico a ser feito quanto à realidade dos bairros periféricos de Janaúba e informações da Secretaria Municipal de Promoção Social no sentido de fundamentar uma ação e intervenção mais eficaz nos direitos não garantidos aos jovens e manter a comunidade informada dos direitos e deveres das crianças, adolescentes e das próprias famílias.

O presidente da Câmara Municipal de Janaúba, vereador Sérgio Henrique Coelho, e o vereador Felipe Franklin Carvalho, participaram da reunião e se colocaram à disposição do projeto, assim como reiteraram o apoio do legislativo local nessa iniciativa em defesa das crianças e dos adolescentes.

O prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, prestigiou o lançamento do projeto e na ocasião se colocou à disposição para incrementar as ações do Juventude Viva. Segundo o prefeito, é necessário que haja o incentivo às crianças e aos adolescentes a se dedicarem aos estudos como forma de ocupar o tempo ocioso desses jovens propícios a se envolverem com a criminalidade. Yuji defendeu ainda a motivação dos jovens ao convívio social evitando assim que o “mundo virtual” domine por quase completo a infância e a juventude.

A reunião contou com as presenças da Juíza de Direito Solange Xavier, dos vereadores Sérgio Coelho e Felipe Franklin Carvalho, e ainda do Major Nascimento, subcomandante do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba, representantes das igrejas, instituições, empresas e lideranças comunitárias. O projeto será desenvolvido por Jayme Burnier Malta e Otaviano de Oliveira Filho, ambos da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais do Ministério Público de Minas Gerais.

FÓRUM DA SERRA GERAL

O próximo passo do projeto Juventude Viva será estender as ações em nível regional. Está previsto para o dia 10 de setembro, em Janaúba, a realização do I Fórum sobre Criança e Juventude da região da Serra Geral de Minas. O presidente nacional do Conselho de Segurança Alimentar (Consea), Dom Mauro Morelli, virá explanar sobre a agenda estratégica de segurança alimentar e nutricional sustentável 2015-2030, à luz do PMDI e dos novos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

Ainda no I Fórum sobre Criança e Juventude da Serra Geral de Minas terá a palestra de Cláudia Maria de Castro que irá abordar a importância da criação dos conselhos municipais de políticas públicas sobre álcool no município como estratégia para ações de prevenção e intervenção.