Câmara confirma lançamento da 2ª edição do programa Parlamento Jovem de Minas

por jan — publicado 22/03/2018 16h58, última modificação 30/08/2018 17h11

JANAÚBA - Com a adesão ao programa, em 2018, o Legislativo Municipal de Janaúba irá estimular e mobilizar estudantes do ensino médio do município, a participar de atividades de formação política e cidadã. A informação é do presidente da Casa, Adauri Soares Cordeiro e o Gerente Administrativo/Financeiro, Euler Rodrigues, que ocupa a função de coordenador do programa juntamente com o assessor parlamentar, Odney Nascimento.

Durante reunião de trabalho para debater o assunto, realizada dia 6 de março, com a equipe participante do programa, formada por servidores da Câmara, Adauriressaltou a importância da iniciativa para a formação dos estudantes do ensino médio.

Programação

Ficou decidido na reunião que as oficinas temáticas envolvendo as escolas da rede pública estadual terão início dia 6 de agosto. Logo em seguida acontece a regional, em Montes Claros. Já a estadual que culminará com o encerramento será entre os dias 19 a 21 de setembro, em Belo Horizonte.

O que é o Parlamento Jovem?

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política e educação legislativa que visa o empoderamento dos estudantes do ensino médio dos municípios que desenvolvem ações sociais e políticas, sobretudo aquelas que proporcionam uma interlocução com o poder legislativo.

Objetivos do programa

O PJ visa estimular a formação política e cidadã dos estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levam a compreender melhor a organização dos poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no parlamento.
Tem ainda o programa o objetivo de proporcionar espaços de práticas democráticas, com vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.
Outra finalidade do programa Parlamento Jovem de Minas é levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.

Como o projeto se desenvolve?

A cada ano, os estudantes escolhem um tema de relevância social para ser trabalhado. Depois de conhecer o tema, pesquisá-lo e debater os vários aspectos, os estudantes elaboraram propostas de ação para o poder público que são apreciadas e votadas em sessões plenárias municipais, regionais e a estadual, gerando os documentos do Parlamento Jovem de Minas. Todas essas atividades estão distribuídas em cinco etapas.

O Parlamento Jovem é coordenado pela Escola do Legislativo de Belo Horizonte, realizada pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais (Alemg) em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais, a exemplo da de Janaúba.

Ele é destinado a estudantes dos ensinos médio e superior de municípios mineiros, que estudam e debatem a temática escolhida. O processo é desenvolvido nas etapas municipais, regionais e estadual, culminando em um documento com propostas sobre o assunto entregue à ALMG. Nesta 15ª edição, irão participar 88 câmaras municipais.