• Oncologia em Janaúba

por jan — publicado 14/02/2017 17h33, última modificação 30/08/2018 17h11
Vereador e deputado estadual debatem sobre a implantação de serviço de tratamento de câncer em Janaúba.

O vereador e primeiro secretário da câmara municipal, Pastor Walter Percídio de Jesus (PTB) explanou durante a reunião, quanto à possibilidade de o município de Janaúba ter em sua estrutura de saúde, uma extensão com atendimento voltado ao diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer, a exemplo do procedimento de biopsia, 40 mamografias / mês, e tratamento quimioterápico.  

De acordo com o vereador, esta possibilidade foi aventada esta semana durante reunião em Montes Claros, com o deputado estadual, Arlen Santiago (PTB). Ele afirma que o parlamentar que possui vasta experiência na área da oncologia, se propôs a ser parceiro do município para implantação desse serviço em Janaúba.

Ainda segundo o vereador Walter Percídio, a implantação desses procedimentos no município teria um custo estimado em R$ 40 mil reais. Em contrapartida o município contaria com um médico especialista na área, medicamente, enfim, toda a estrutura necessária à prestação da assistência médica aos pacientes.

Para tornar realidade a proposta de parceria, conforme o vereador, não seria necessário criar hospital para isso, com base em avaliação do deputado, o que elevaria bastante o custo de uma estrutura hospitalar, tornando impossível ao município manter o serviço.

A idéia seria utilizar de espaços físicos, tanto do hospital Regional ou Fundajan.

Para Arlen Santiago, a implantação desse serviço no município representa melhoria da sobrevida dos pacientes com câncer. Ainda evitaria o deslocamento para Montes Claros em busca de tratamento, o que contribui para o comprometimento da qualidade de vida dessas pessoas. 

O vereador Walter disse que na próxima semana vai se reunir com o prefeito Carlos Isaildon Mendes e a secretária de Saúde do município, Cecília Moreira Freitas, com o objetivo de debater o assunto.

 

Fonte: (Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba).